
Luz, Câmera e Resistência: a história do Cine Belas Artes é um site resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Marcelo Augusto de Freitas Canquerino, apresentado para a obtenção do título de bacharel em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP.
Com orientação do Prof. Dr. Atílio José Avancini, o trabalho tem por objetivo recontar a história do famoso cinema de rua, hoje batizado de Petra Belas Artes, mostrando sua importância e como ele se tornou um símbolo de resistência. O site contém seis depoimentos escritos em primeira pessoa a partir de entrevistas feitas por videochamadas e encontros presenciais, que resgatam os diversos períodos pelos quais o Belas Artes passou, e como o ambiente impactou a vida dos cinéfilos ouvidos.
Além dos depoimentos, o trabalho conta a trajetória do autor para chegar ao tema do projeto, além de explicar a escolha das fontes, o objetivo e o funcionamento do site. Como complemento para contextualização, o projeto também traz textos sobre a história detalhada de resistência do Belas Artes e como ele sobreviveu à pandemia de Covid-19.
Sobre o autor
Apaixonado por cinema e todo tipo de arte, Marcelo Augusto de Freitas Canquerino é jornalista pela Escola de Comunicações e Arte da USP. Passou pelas redações do Jornal da USP, onde escreveu sobre ciências, e da VEJA, trabalhando na editoria de cultura. Atualmente, se aventura pelo mundo da assessoria de imprensa na Sherlock Communications.
​
Diretor do Cinéfilos durante a Gestão 19 da Jornalismo Júnior, sempre enxergou nos filmes ferramentas transformadoras. Tem como ambientes favoritos salas de cinema e poltronas confortáveis de teatros (especialmente em peças musicais). Do terror ao drama, acredita que não existe longa-metragem que não mereça ser visto, seja na tela grande ou na televisão.
​
